Home | Site Integridade Bradesco
O Código de Conduta Ética é o principal direcionador de atuação para administradores, funcionários, estagiários, aprendizes e colaboradores da organização Bradesco.
O Código de Conduta Ética é o principal direcionador de atuação para administradores, funcionários, estagiários, aprendizes e colaboradores da organização Bradesco.
O Programa de Integridade do Bradesco engloba um conjunto de diretrizes que promovem a ética e a transparência do negócio, de acordo com as leis nacionais e internacionais vigentes, assim como, demais regulamentos e normas aplicáveis.
Princípios morais e valores éticos em todas as práticas e decisões tomadas na Organização
No Bradesco respeitamos, valorizamos e colaboramos com a livre concorrência.
O Canal de Denúncias é uma importante ferramenta para mantermos o ambiente de trabalho transparente, ético, seguro e confiável.
A ética é tema relevante e está presente em nosso dia a dia desde a fundação do Bradesco, quando instituímos o regulamento interno do banco em 1944.
No início da década de 1970, os funcionários que assumiam cargo de chefia emitiam e assinavam, de próprio punho, a Declaração de Princípios que, em linhas gerais, contemplava os princípios básicos da conduta ética.
A essência desses princípios deu origem ao Código de Conduta Ética do Bradesco, aprovado em 2003 pelo Conselho de Administração, que aprovou também a última atualização, em 06/09/2023, para atender as melhores práticas de governança corporativa e de sustentabilidade ao refletir temas atuais e reforçar as diretrizes que são fundamentais para a condução das atividades e das relações com o público interno e externo.
O Comitê de Integridade e Conduta Ética, cujos membros são nomeados pelo Conselho de Administração do Banco Bradesco S.A., é o órgão responsável pela aplicação dos códigos, determinando ações quanto à sua divulgação e cumprimento.
A gestão e a revisão periódica de nosso código estão sob a responsabilidade do Departamento de Compliance, Conduta e Ética e envolvem diversas atividades relativas à sua divulgação, aculturamento, treinamentos, esclarecimentos de dúvidas, sua abrangência e aplicação, assim como o processamento de denúncias recebidas pelo Canal Corporativo de Denúncias.
O Código de Conduta Ética tem o objetivo de servir como um guia prático de conduta pessoal e profissional, a ser usado por todos os nossos profissionais em suas interações e decisões diárias.
Nosso código aborda os princípios da organização e nossos valores a serem aplicados por administradores, funcionários, estagiários, aprendizes, prestadores de serviços, fornecedores, sociedades controladoras, controladas e empresas integrantes da organização Bradesco.
O código está disponível no nosso Sistema Normativo para a totalidade do quadro funcional. Todo novo contratado recebe uma carta de boas-vindas protocolada, na qual é orientado a acessar o conteúdo em até 30 dias após sua admissão.
Código de Conduta ÉticaCódigos de Conduta Ética Setoriais
Além disso, há os Códigos de Conduta Ética Setoriais para definir padrões visando à conduta honesta e ética dos integrantes das diversas áreas de atuação da organização Bradesco, enfatizando a importância dos valores e princípios éticos na vida de cada um, sendo que a prática dessas orientações é decisiva para o sucesso na condução das atividades da organização.
Disponibilizamos curso obrigatório sobre ética na organização, com o objetivo de ampliar a reflexão sobre o tema, demonstrando as influências que a ética tem sobre nossas vidas pessoais e profissionais.
O acesso ao curso ocorre por meio da ferramenta disponível na plataforma interna de treinamentos e apresenta a versão completa do Código de Ética.
O curso conta com realização de pós-teste para ser considerada a adesão ao código e, sempre que houver uma revisão que altere substancialmente as diretrizes do código, a adesão acontecerá novamente.
Os cursos obrigatórios devem ser realizados exclusivamente no local e no horário de trabalho.
A efetiva divulgação do Código de Conduta Ética é complementada por várias ações de conscientização e treinamentos internos, como é o caso dos cursos e-learning (TreiNet), da inserção do tema na grade de cursos de formação gerencial e demais cursos presenciais, além de videoaulas e muitas outras ferramentas educativas.